De acordo com pesquisas da Rush University Medical Center, o consumo da dieta típica das regiões mediterrâneas está associeado a menores taxas de declínio cognitivo em pessoas com idade mais avançada. Os resultados foram publicados no American Journal of Clinical Nutrition. A dieta é rica em vegetais, carnes grelhadas, cereais, peixes e azeite de oliva associada ao consumo moderado de vinho.
O estudo contou com 3,759 sujeitos. Todos eram moradores de Chicago (EUA) com mais de 65 anos. De três em três anos os participantes passavam por uma avaliação de suas capacidades cognitivas e preenchiam formulários sobre a frequência em que consumiam determinados alimentos da dieta mediterrânea no seu dia-a-dia. Verificou-se que as pessoas que tinham maior aderência a esse tipo de dieta eram as que menos apresentavam declínios cognitivos, mesmo quando se levou em conta outros fatores como o nível educacional.
Os benefícios desse tipo de alimentação para prevenção de doenças cardíacas, alguns tipos de câncer e diabetes já eram conhecidos. "Quanto mais incorporarmos vegetais, azeite de oliva e peixe em nossas dietas e o consumo moderado de vinho, melhor para nossos cérebros e corpos em envelhecimento" disse o autor principal do estudo, Christy Tangney, Ph.D.
Noticia original: http://www.medicalnewstoday.com/articles/212647.php


0 comentários:
Postar um comentário